ATELIERS E ANIMAÇÕES


Aqui estão algumas das nossas ofertas, qualquer questão por favor contactar:
silvia_f@live.com.pt ou 925069338
Mais informo que para realização de orçamento, o cliente terá de citar espaço, tempo e número de crianças.


 
Em 2006/09 fez o curso de Animação Sociocultural
EPVC  - Escola Profissional de Vila do Conde 
Equivalência ao 12º ano (homolgado pela DREN)
Conclusão em 2099, com nota final de 16 valores
Prova de aptidão profissional baseada em Educação pela Arte de Herbert Read.



- ATELIERS DE PAPEL

Trabalho a partir de molde previamente executado com jornal triturado e cola branca.
Neste caso os moldes foram esferas de esferovite e bóias navais.
As crianças recebem então uma semi-esfera cinzenta, que terão de decorar a seu gosto.
Objectivo: máscara gigante com abertura para os olhos. Com visibilidade de pernas.


Fotografias no âmbito de workshops de construção de máscaras na EMAAG - Escola de Música e Artes Alfredo Graça no Porto e no Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde.
















 -  BRINQUEDOS E TEATRINHOS DE PAPEL 
O TEMA
A escolha da temática deste ateliê é uma das opções que oferecemos. Temos vários modelos tridimensionais de papel, nomeadamente: animais, aviões, carros, barcos, casas e efemérides como, por exemplo, elementos alusivos à quadra natalícia. Neste caso, os participantes motivados pela envolvente festiva constroem uma prenda para oferecer a alguém especial no Natal. 
Também temos um modelo de teatrinho de papel com cenários relativos à peça A bela adormecida em que após a sua construção explicamos como brincar com este dispositivo mágico.
  

Em todos os casos, cada participante recebe um plano de construção. Terá que recortar as peça, dobrar, marcar, colar e montar o seu brinquedo. O grau de dificuldade varia mediante a idade e predisposição do participante; em algumas situações  temos brinquedos de maior complexidade, que devem ser construídos em família, fazendo então um compromisso entre o brincar e o aprender.
O ESPAÇO
Porque não um ateliê onde tudo é feito de papel? Esta é mais uma das opções que oferecemos. As crianças desfrutam da construção de brinquedos de papel, num ambiente insólito, com cadeiras e mesas de papelão (estáveis e seguras).
Em todo o caso,  a condição essencial para a realização desta atividade é a existência de um espaço amplo, com várias mesas e cadeiras, assim como acesso a casas de banho.
 





ORGANIZAÇÃO
A duração deste ateliê é de – no mínimo – 2 a 3 horas, podendo variar mediante o tipo de modelos a construir.
O acompanhamento é feito por dois animadores socioculturais que orientam e ajudam as crianças, supervisionando todo o processo de trabalho.
No âmbito escolar podemos trabalhar com grupos de 15 participantes acompanhados por um responsável; em situações mais espontâneas, ou seja, um ateliê com entrada livre, é necessário o acompanhamento de um adulto para cada criança com menos de 14 anos.

OUTRAS OFERTAS
O papel nos dá hipóteses sem fim...
Oferecemos também um pequeno espetáculo de teatro de papel partindo do conto de fadas A Cinderela, através do qual se demonstra como se pode brincar a fazer teatro, utilizando um brinquedo familiar que surgiu no final do século 18, com exemplos na França, Inglaterra e Alemanha.
 Paralelamente, temos uma exposição com variados teatrinhos de papel oriundos de vários lugares do mundo, de diferentes épocas, exemplares encantadores que fazem parte do espólio do TFA.
 

A recepção aos visitantes do teatrinho de papel e/ou da exposição é acompanhada pela música de um realejo, instrumento icónico de princípios do século 20, muito comum nas feiras, praças e ruas, em Espanha, França, Alemanha e até o Brasil!















 -  WORKSHOP DE MALABARISMO
Iniciação à técnica com 3 bolas apenas e/ou twing poi, com diversos exercícios de exploração, coordenação e concentração.
As crianças podem construir as suas próprias bolas, usando balões, e sementes. 
Quanto ao twing-poi, é feito um modelo base que as crianças têm de seguir, com meias e outros materiais cadeiros reutilizados, excepto as fitas, por necessitarem de ser os mais leves possível.







 
 -  CARACTERIZAÇÃO
Pintura facial, com tintas à base de água (menor risco de alergias).
Cada criança escolhe a sua pintura num catálogo. 






 -  ANIMAÇÕES COM ANDAS SALTITONAS
Dois animadores vestidos a rigor, de acordo com o tema escolhido/desejado.
O orçamento depende do número de horas.