2009/12
CENOGRAFIA
Em 2009 ingressei na licenciatura
em Teatro, Ramo Cenografia na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do
Espectáculo.
Dentro desta formação destaco as
seguintes actividades:
Produção I
Realização de um espectáculo de commedia dell art, nos jardins da Casa Tait.
Construímos as tradicionais
máscaras em couro, adereços e cenário.
O nosso cenário baseou-se nas
falsas aparências, e numa coisa muito comum nas ruas portuguesas que são os
estendais da roupa, que contrasta com toda a preocupação aparente com o estilo
da casa ou o carro parado á porta de casa.
A encenação foi de Richard Stourac com
assistência de Ana Vargas.
Produção II
Espectáculo a partir dos contos de Mia Couto: Fio de Missangas e Terra Sonâmbula.
A proposta do encenador para esta peça era um autocarro explodido, então nós tiramos partido desta imagem criando um freeze do momento, pois a peça era sobre as histórias contadas pelos espectros daquele cenário.
Produção
III
Trabalho
com o encenador Lee Beagley, com a peça Tempestade de Shakespeare, Teatro
Helena Sá e Costa.
Lee
Beagley tirou partido da exploração de materiais, e jogos de sombra, e
contra-luz com o ciclorama. A cenografia foi minimalista, construímos uma
estrutura em canas de bambu de 5 metros que representava várias situações desde
uma casa a um mastro de um barco, fazendo parte do imaginário de Próspero.
Projectos
Independentes
Este projecto é organizado
somente com alunos, e orientado por um professor específico de cada área. A
ideia é ter um espectáculo com uma duração de 15 minutos, e teve lugar na sala
preta da ESMAE.
Trabalhou-se
a Peregrinação ou manual de sobrevivência
para o século XXI, de António Pessoa.
A
cenografia explorou a ideia de labirinto do, tendo como ponto de partida um
espaço fechado, em que o viajante no tempo fica encurralado com três
personagens muito estranhas, uma delas era o Minotauro.
Produção V
Peça: RS/Z Espectro de Improviso de Joseph Danan, com
encenação de Mora Ramos no THSC.
A definição do nosso espaço surgiu a partir do que foi dito anteriormente
dando uma especial atenção ao carácter construtivista pelo qual optámos no
sentido do assumir uma estrutura. Dessa estrutura sabíamos que haveria de ter
diferentes níveis pelas necessidades dramáticas da peça e permeabilidade de
fragmentação e criação de diferentes ambientes.
Maquinaria de cena
Noções de varas
contrapesadas, manuais e eléctricas; nós; multiplicação/desmultiplicação de
peso; sistemas de elevação; tipos de ferramentas utilizadas na maquinaria.
Docente: Filipe
Silva, maquinista residente no TNSJ
Breve abordagem/experimentação
sobre o sistema de maquinaria utilizado no Teatro Nacional de S. João e no
Teatro Helena Sá e Costa.
Oficina de cenografia: madeira
Abordagem sobre
tipos de madeira, encaixes, colas, máquinas e ferramentas.
Docente: João
Calvário, tem o 3º ano do Curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes
do Porto e o Curso de Product Design do Hammersmith College of Art and Building
de Londres. No teatro trabalhou como cenógrafo para o Ballet Gulbenkian, Casa
da Comédia, Teatro da Cornucópia, Teatro da Garagem, Teatro São Luiz, Teatro da
Trindade, Coliseu dos Recreios, Teatro Nacional DMII, CCB, Teatro Rivoli,
Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto e Teatro da Vilarinha. No
Cinema foi assistente de plateau, aderecista, assistente de decoração em várias
produções nacionais e estrangeiras como Amor e Dedinhos de Pé
de Luís Filipe Rocha, The House of the Spirits
de Bille August, António, um Rapaz de Lisboa
de Jorge Silva Melo, Zéfiro e Peixe Lua de José Álvaro Morais, La Casa de las Bellas Dormientes de
Eloy Lousano e Os Imortais de António Pedro
Vasconcelos.
Oficina de cenografia: ferro e resinas
Ferro: noções
ligadas a corte, utilização do material, soldagem a electrodoto e a mig. Resina:
tipos de moldes, fibra de vidro, construção de máquinas manuais para tiragem de
moldes.
Docente: Nick
Redgrave, cenógrafo da escola inglesa,
trabalhou na BBC.
Moldes de borracha de silicone
Docente:
Guilherme Monteiro, aderecista residente no TNSJ.
Adereços e máscaras
Máscaras:
modelagem de barro, molde em gesso, e tiragem em papel.
Docente: Marta
Silva, cenógrafa, trabalhou com várias companhias a nível narionl e
internacional, bem como como assistente de Cenografia em várias Óperas, cinema,
trabalhou como assistente e aderecista nos filmes “Anjo Negro”(1999) de Carlos
Braga e “Vanitas”(2003) de Paulo Rocha.
Design de cenografia
Noções de
design de cenografia.
Docentes:
Hélder Maia, Manuela Bronze e Moura Pinheiro
Hélder Maia
Licenciado em Design de Cenografia ESMAE (1998)
Doutorado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Pontevedra da Universidade de Vigo com tese intitulada, “Encontros de Escalas. Espaço de relação para uma análise”.
Doutorado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Pontevedra da Universidade de Vigo com tese intitulada, “Encontros de Escalas. Espaço de relação para uma análise”.
Manuela Bronze
Licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior
de Belas-Artes do Porto (1975/80);
Master of Fine Arts in Costume Design - Boston University, School of Theatre Arts, U.S.A. (1986/1988);
DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade de Vigo/Escola de Bellas Artes de Pontevedra. Desenvolve programa de doutoramente nesta instituição.
Master of Fine Arts in Costume Design - Boston University, School of Theatre Arts, U.S.A. (1986/1988);
DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade de Vigo/Escola de Bellas Artes de Pontevedra. Desenvolve programa de doutoramente nesta instituição.
Moura Pinheiro
Cor e figurino
Abordagem sobre
a tinturaria natural, mordentes e trabalhos têxteis com técnica oriental.
Docente: Sónia
Santos, Licenciada em Filosofia – Variante de História das Ideias pela Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1996, e em Design
e Produção Teatral – Design de Figurinos pela Escola Superior de Música e das
Artes do Espetáculo em 2005.
Desde 2005, é docente da ESMAE, no curso de Design de Figurino, e
colaboradora externa do curso de Estamparia e de Artes Têxteis da Modatex.
Paralelamente, como freelancer, fez trabalhos de figurinismo para teatro
e performance.
Em 2007, uma viagem ao Sudeste Asiático suscitou diferentes aprendizagens
relacionadas com tinturaria natural, woodblock carving, hand printing,
dabu, bandhani, shibori.
Formas animadas
Trabalho a
partir de Chirico.
Docente: Rosa
Ramos, fez Pintura em Belas Artes e colaborou durante muitos anos com o TMP –
Teatro de Marionetas do Porto.
Cultura contemporânea
Docentes: Jorge
Louraço e Samuel Guimarães
2007/9
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
Entre 2007 e 2009 fiz um curso de nível III,
equivalente ao 12º ano (homolgado pela DREN) de Animação Sociocultural. Dentro
desta formação destaco as seguintes antividades:
- Estágio
profissional 2009
Na companhia TFA – Teatro de
Formas Animadas em que participei na gestão e secretariado do grupo. E fiz
assistência de encenação e produção executiva, montagem/construção de
cenografia no espectáculo Payassu – O verbo
do pai grande, com o apoio do DGARTES – Ministério da Cultura.
Payassu configura uma adaptação teatral de um dos mais famosos
textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes do
Padre António Vieira, o Imperador da língua portuguesa no dizer de Pessoa. Hoje em dia, o texto fascina pela beleza da
escrita e pela actualidade do tema – a crítica aos poderosos em geral, e em
particular a denúncia dos vícios dos colonos portugueses no Brasil. O sermão é
todo ele um rosário corajoso de sátiras pintadas em quadros finíssimos,
recorrendo à fauna marinha, peixes e não só, para chegar ao homem que é o
verdadeiro destinatário do recado.
- Casa da
Música
Participei no espectáculo Bayang
as sombras do som, uma produção da Casa da Música no âmbito do projecto Ao
alcance de todos, juntamente com a Associação de Surdos da EB 2/3 de Paranhos,
Conde Ferreira e Madi em 2008.
Neste projecto fiz assistência de produção
e encenação, construção/montagem da cenografia e interpretação com teatro de
sombras.
A direcção artística ficou a cargo de Marcelo
Lafontana e Vítor Madureira, e a direcção musical com Jorge Queijo, Artur
Carvalho e o mestre Andy Chaning.
Queima do Judas de Vila do Conde
Colaborei
na construção de cenários, figurinos e adereços, com direcção artística de
Paulina Almeira e Pedro Correira, Direcção Musical de Martin, uma organização
da Nuvem Voadora em 2007 e 2009.