PERCURSO ACADÉMICO



2009/12
CENOGRAFIA

Em 2009 ingressei na licenciatura em Teatro, Ramo Cenografia na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.

Dentro desta formação destaco as seguintes actividades:

Produção I
Realização de um espectáculo de commedia dell art, nos jardins da Casa Tait.
Construímos as tradicionais máscaras em couro, adereços e cenário.
O nosso cenário baseou-se nas falsas aparências, e numa coisa muito comum nas ruas portuguesas que são os estendais da roupa, que contrasta com toda a preocupação aparente com o estilo da casa ou o carro parado á porta de casa.
 A encenação foi de Richard Stourac com assistência de Ana Vargas.





 Produção II

Espectáculo a partir dos contos de Mia Couto: Fio de Missangas e Terra Sonâmbula.
A proposta do encenador para esta peça era um autocarro explodido, então nós tiramos partido desta imagem criando um freeze do momento, pois a peça era sobre as histórias contadas pelos espectros daquele cenário.




Produção III

            Trabalho com o encenador Lee Beagley, com a peça Tempestade de Shakespeare, Teatro Helena Sá e Costa.
            Lee Beagley tirou partido da exploração de materiais, e jogos de sombra, e contra-luz com o ciclorama. A cenografia foi minimalista, construímos uma estrutura em canas de bambu de 5 metros que representava várias situações desde uma casa a um mastro de um barco, fazendo parte do imaginário de Próspero.





Projectos Independentes

            Este projecto é organizado somente com alunos, e orientado por um professor específico de cada área. A ideia é ter um espectáculo com uma duração de 15 minutos, e teve lugar na sala preta da ESMAE.
            Trabalhou-se a Peregrinação ou manual de sobrevivência para o século XXI, de António Pessoa.
            A cenografia explorou a ideia de labirinto do, tendo como ponto de partida um espaço fechado, em que o viajante no tempo fica encurralado com três personagens muito estranhas, uma delas era o Minotauro.
 





Produção V

Peça: RS/Z Espectro de Improviso de Joseph Danan, com encenação de Mora Ramos no THSC.
A definição do nosso espaço surgiu a partir do que foi dito anteriormente dando uma especial atenção ao carácter construtivista pelo qual optámos no sentido do assumir uma estrutura. Dessa estrutura sabíamos que haveria de ter diferentes níveis pelas necessidades dramáticas da peça e permeabilidade de fragmentação e criação de diferentes ambientes. 










Maquinaria de cena

Noções de varas contrapesadas, manuais e eléctricas; nós; multiplicação/desmultiplicação de peso; sistemas de elevação; tipos de ferramentas utilizadas na maquinaria.
Docente: Filipe Silva, maquinista residente no TNSJ
Breve abordagem/experimentação sobre o sistema de maquinaria utilizado no Teatro Nacional de S. João e no Teatro Helena Sá e Costa.

Oficina de cenografia: madeira
Abordagem sobre tipos de madeira, encaixes, colas, máquinas e ferramentas.
Docente: João Calvário, tem o 3º ano do Curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes do Porto e o Curso de Product Design do Hammersmith College of Art and Building de Londres. No teatro trabalhou como cenógrafo para o Ballet Gulbenkian, Casa da Comédia, Teatro da Cornucópia, Teatro da Garagem, Teatro São Luiz, Teatro da Trindade, Coliseu dos Recreios, Teatro Nacional DMII, CCB, Teatro Rivoli, Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto e Teatro da Vilarinha. No Cinema foi assistente de plateau, aderecista, assistente de decoração em várias produções nacionais e estrangeiras como Amor e Dedinhos de Pé de Luís Filipe Rocha, The House of the Spirits de Bille August, António, um Rapaz de Lisboa de Jorge Silva Melo, Zéfiro e Peixe Lua de José Álvaro Morais, La Casa de las Bellas Dormientes de Eloy Lousano e Os Imortais de António Pedro Vasconcelos.

Oficina de cenografia: ferro e resinas
Ferro: noções ligadas a corte, utilização do material, soldagem a electrodoto e a mig. Resina: tipos de moldes, fibra de vidro, construção de máquinas manuais para tiragem de moldes.
Docente: Nick Redgrave, cenógrafo da escola inglesa, trabalhou na BBC.


Moldes de borracha de silicone
Docente: Guilherme Monteiro, aderecista residente no TNSJ.

Adereços e máscaras
Máscaras: modelagem de barro, molde em gesso, e tiragem em papel.
Docente: Marta Silva, cenógrafa, trabalhou com várias companhias a nível narionl e internacional, bem como como assistente de Cenografia em várias Óperas, cinema, trabalhou como assistente e aderecista nos filmes “Anjo Negro”(1999) de Carlos Braga e “Vanitas”(2003) de Paulo Rocha.

Design de cenografia
Noções de design de cenografia.
Docentes: Hélder Maia, Manuela Bronze e Moura Pinheiro
Hélder Maia
Licenciado em Design de Cenografia ESMAE (1998)
Doutorado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Pontevedra da Universidade de Vigo com tese intitulada,  “Encontros de Escalas. Espaço de relação para uma análise”.
Manuela Bronze
Licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1975/80);
Master of Fine Arts in Costume Design - Boston University, School of Theatre Arts, U.S.A. (1986/1988);
DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade de Vigo/Escola de Bellas Artes de Pontevedra. Desenvolve programa de doutoramente nesta instituição.
Moura Pinheiro

Cor e figurino
Abordagem sobre a tinturaria natural, mordentes e trabalhos têxteis com técnica oriental.
Docente: Sónia Santos, Licenciada em Filosofia – Variante de História das Ideias pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1996, e em Design e Produção Teatral – Design de Figurinos pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo em 2005.
Desde 2005, é docente da ESMAE, no curso de Design de Figurino, e colaboradora externa do curso de Estamparia e de Artes Têxteis da Modatex. Paralelamente, como freelancer, fez trabalhos de figurinismo para teatro e performance.
Em 2007, uma viagem ao Sudeste Asiático suscitou diferentes aprendizagens relacionadas com tinturaria natural, woodblock carving, hand printing, dabu, bandhani, shibori.

Formas animadas
Trabalho a partir de Chirico.
Docente: Rosa Ramos, fez Pintura em Belas Artes e colaborou durante muitos anos com o TMP – Teatro de Marionetas do Porto.

Cultura contemporânea
Docentes: Jorge Louraço e Samuel Guimarães


2007/9

ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

Entre 2007 e 2009 fiz um curso de nível III, equivalente ao 12º ano (homolgado pela DREN) de Animação Sociocultural. Dentro desta formação destaco as seguintes antividades:

- Estágio profissional 2009

Na companhia TFA – Teatro de Formas Animadas em que participei na gestão e secretariado do grupo. E fiz assistência de encenação e produção executiva, montagem/construção de cenografia no espectáculo Payassu – O verbo do pai grande, com o apoio do DGARTES – Ministério da Cultura.
Payassu configura uma adaptação teatral de um dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes do Padre António Vieira, o Imperador da língua portuguesa no dizer de Pessoa.  Hoje em dia, o texto fascina pela beleza da escrita e pela actualidade do tema – a crítica aos poderosos em geral, e em particular a denúncia dos vícios dos colonos portugueses no Brasil. O sermão é todo ele um rosário corajoso de sátiras pintadas em quadros finíssimos, recorrendo à fauna marinha, peixes e não só, para chegar ao homem que é o verdadeiro destinatário do recado.








- Casa da Música 

Participei no espectáculo Bayang as sombras do som, uma produção da Casa da Música no âmbito do projecto Ao alcance de todos, juntamente com a Associação de Surdos da EB 2/3 de Paranhos, Conde Ferreira e Madi em 2008.
Neste projecto fiz assistência de produção e encenação, construção/montagem da cenografia e interpretação com teatro de sombras.
A direcção artística ficou a cargo de Marcelo Lafontana e Vítor Madureira, e a direcção musical com Jorge Queijo, Artur Carvalho e o mestre Andy Chaning.




             
 Queima do Judas de Vila do Conde

Colaborei na construção de cenários, figurinos e adereços, com direcção artística de Paulina Almeira e Pedro Correira, Direcção Musical de Martin, uma organização da Nuvem Voadora em 2007 e 2009.